Ciência: Entenda os possíveis Reservatórios de água em Marte

Como já se diz o ditado; ”Quem procura acha!” e foi assim que mais uma vez a ciência trouxe noticias de que há água em Marte, sim, nosso planeta vizinho!
Entenda como é esse possível reservatório de água em Marte

Uma equipe de cientistas identificou “microambientes” em Marte que podem conter piscinas temporárias de água líquida, se as condições forem adequadas. Gelo d’água é abundante em Marte, mas há poucas evidências de que esse gelo se transforme em água.
Isso ocorre porque a atmosfera marciana é extremamente fina – apenas 1% da Terra – então, quando o gelo derrete, ele sublima, o que significa que se transforma diretamente em vapor.
No entanto, especialistas identificaram pequenas manchas no planeta vermelho que poderiam hospedar temporariamente água líquida, em casos muito específicos.
Estações do ano no planeta vermelho pode influenciar no surgimento desses reservatórios de água no planeta vermelho
Uma equipe do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, Arizona, descobriu que, no meio do inverno em Marte, e escondido nas sombras de pedras ao redor da região equatorial do planeta vermelho, o gelo da água podia derreter para formar água líquida.
Simulações em computador da equipe descobriram que o gelo d’água e o dióxido de carbono se acumulam sazonalmente nessas regiões.
Quando o inverno se transforma em primavera e os raios do Sol aquecem Marte rapidamente de -128 graus Celsius a -10 graus Celsius em apenas algumas horas, o gelo derrete tão rapidamente que não é possível sublimar.
De acordo com as simulações, parte do gelo derrete tão rapidamente que derrete no solo marciano salgado, formando salmouras líquidas.
O solo salgado impede que o gelo evapore quase instantaneamente.
Em Marte não é assim tão fácil ter água liquida
O autor do estudo Norbert Schorghofer, cientista sênior do Instituto de Ciências Planetárias, escreveu no jornal: “A possibilidade de água líquida em Marte atual é debatida há meio século.
“O derretimento é fisicamente difícil nas condições ambientais marcianas, porque, com a pressão total da atmosfera próxima à pressão de ponto triplo da água, o resfriamento evaporativo do gelo é alto próximo ao ponto de fusão.
“A poeira contida no gelo de CO2 facilita a formação de um atraso protetor da sublimação.
“No geral, o derretimento do gelo de água pura não é esperado nas condições atuais de Marte.
“No entanto, a temperaturas facilmente alcançáveis, a geada sazonal da água pode derreter em um substrato rico em sal.”
As buscas não param por aí quando o assunto é água em Marte

A NASA deve lançar um veículo espacial para Marte este ano, enquanto a agência espacial aumenta a busca por evidências de vidas passadas no Planeta Vermelho.
O Mars 2020 Rover também explorará o Planeta Vermelho como preparação para a chegada da humanidade, o que pode acontecer na próxima década.
A NASA disse: “A última missão da NASA a Marte – uma missão que receberá um novo nome antes do lançamento – será o mais recente rover a seguir para o Planeta Vermelho, mas não está indo sozinho.
“Para auxiliá-lo em sua exploração, ele está carregando o primeiro helicóptero que voará em outro planeta.”