Eclipse solar: o fenômeno ocorrerá no dia 21 de junho

Eclipse solar será transmitido pela nasa
Helô Uchiha

Um tipo raro de eclipse solar está ocorrendo esta semana em grandes partes do mundo, à medida que o Sol, a Lua e a Terra se alinham. E é claro que você não vai querer perder essa raridade.

Eclipse solar total anular

O eclipse solar total anular ocorre quando a lua está muito longe em sua órbita da Terra para bloquear completamente o sol, fazendo com que a luz apareça nas bordas da lua assim como um anel.

O nome anular é derivado da palavra latina para anel e o efeito que ele cria foi referido pelos astrônomos como um “anel de fogo”, sendo um fenômeno incrível e belo que poderá ser observado graças a tecnologia.

Demora alguns minutos para a lua passar na frente do sol, mas o eclipse total dura menos de um segundo, então se prepare para não perder.

Passará no Brasil?

Como na maioria das vezes que ocorrem esses fenômenos, não, não poderemos ver aqui no Brasil, infelizmente.

O caminho do eclipse solar anular percorrerá a África, Ásia Central e Sudeste Asiático no domingo, 21 de junho.

Entretanto, a Nasa fará um mapa de sua trajetória, mostrando onde a fase anular do eclipse será visível. Se o tempo permitir é claro.

Outros milhões poderão testemunhar um eclipse solar parcial, embora, infelizmente, para os observadores do céu no Sul Americano, isso não seja visível.

“Você pode estar a centenas de quilômetros do ponto teórico de maior duração [linha magenta no mapa] e ainda desfrutar de anularidades que duram uma fração de segundo do máximo possível”, observou a Nasa em seu site.

“É muito mais importante observar as previsões meteorológicas um ou dois dias antes do eclipse e escolher um local com a melhor chance de céu sem nuvens durante o eclipse.

“O bom tempo é a chave para uma visualização bem-sucedida do eclipse – melhor ver um eclipse mais curto do céu claro do que um eclipse mais longo sob as nuvens.”

Essas foram as observações da Nasa para as pessoas que terão a chance de testemunhar o mínimo possível do eclipse solar anular.

Eclipse solar em nosso continente

Contudo, uma ótima noticia diz respeito a um segundo eclipse solar. O melhor de tudo é que ele está programado para 14 de dezembro deste ano na América do Sul, nos oceanos Atlântico e Pacífico, na Antártica e na África.

Sendo assim, podemos ter talvez a chance de testemunhar um fenômeno incrível como este aqui da America do Sul e quem sabe até do Brasil.

Será um eclipse solar total, o que significa que a lua bloqueará completamente o sol e lançará uma sombra sobre a Terra.

Como assistir o tal eclipse solar?

Alguns sites estarão fazendo lives no exato momento do eclipse, portanto é muito importante estar atento ao dia e a hora do acontecimento que será no próximo domingo dia 21, perto das 15 horas no horário de brasília.

Este é um site americano que deixará disponível a live do fenômeno, então aguarde e ajuste seu horário ao do EUA para não perder o eclipse solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Carros chegando em Fortnite esta semana

Um desses carros se chama Whiplash, e a Epic Games o chama de “aviso” para os jogadores A Epic Games anunciou que finalmente Fortnite receberá carros dirigíveis nesta quarta-feira, 5 de […]
fortnite-atualizacao-carros

Todos os direitos reservados - 2021 - HeaTom