superluas 2020

O que é uma superlua? Concordamos que é uma palavra cativante – e qualquer coisa que nos incentive a explorar o céu noturno é positivo -, mas também vamos esclarecer nossos fatos. Além disso, descubra quantas superluas ocorrerão em 2020 – e quando ver a próxima superlua!

O QUE É UMA SUPERLUA?

De um modo geral, uma superlua é uma lua cheia que parece maior que uma lua cheia típica, por estar mais próxima da Terra.

No entanto, há muito mais do que isso! De fato, existem algumas definições de “superlua” por aí. Vamos ver as duas mais populares, que chamaremos de definição “ampla” e definição “estrita”:

  • Definição Ampla : Uma superlua é uma lua nova ou cheia que ocorre na mesma época em que a Lua também está no ponto de sua órbita mensal onde está mais próxima da Terra. Por essa definição, pode haver várias superluas em um ano. (Nós explicamos isso mais adiante na página!)
  • Definição estrita : Uma superlua é a lua nova ou cheia mais próxima do ano. Por essa definição, pode haver apenas duas superluas por ano (uma superlua de lua cheia e uma superlua de lua nova).

Na mídia, a maioria das pessoas segue a definição ampla, já que é muito mais emocionante poder falar sobre várias superluas em vez de apenas uma ou duas!

Nota: No uso popular, “superlua” tende a se referir apenas a luas cheias, em vez de luas cheias e novas. Como as novas luas não são muito divertidas de se olhar, esse uso faz mais sentido!)

QUANTAS SUPERLUAS EM 2020?

Seguindo a ampla definição do termo (e ignorando novas luas), haverá três “superluas” em 2020 – e elas acontecerão uma após a outra!

  1. Lua Cheia de Março: 9 de março às 13:48 EDT
  2. Full Moon Rosa de abril : 07 de abril às 10:35 PM EDT
  3. Full Moon Flower de Maio : 07 de maio às 6:45 AM EDT

* Algumas fontes afirmaram que a Lua Cheia de fevereiro foi uma Superlua, mas não se encaixa em nossa definição .

A Lua cheia de abril é a superlua mais próxima do ano, a uma distância de aproximadamente 221.800 milhas da Terra.

POR QUE AS SUPERLUAS OCORREM?

Tudo se resume ao fato de que a órbita da Lua em torno da Terra não é um círculo perfeito – na verdade, é uma forma elíptica (oval).

Por causa disso, a distância da Lua à Terra muda à medida que viaja ao redor do nosso planeta. 

Além disso, a Terra não fica diretamente no meio dessa órbita elíptica, então há pontos na órbita da Lua em que ela está mais próxima e mais distante da Terra. 

Esses pontos são chamados de perigeu e apogeu, respectivamente.

  • Perigeu é o ponto na órbita da Lua onde está mais próximo da Terra.
  • Apogeu é o ponto da órbita da Lua em que está mais distante da Terra.

A Lua faz uma órbita completa ao redor da Terra em cerca de 29,53 dias, o que significa que atinge seus pontos de perigeu e apogeu uma vez por mês. Quando isso ocorre ao mesmo tempo que a lua cheia, é chamado de syzygy de perigeu – ou, mais comumente, de  superlua !

  • ” Syzygy ” é o termo astronômico para quando três ou mais corpos celestes (como o Sol, a Lua e a Terra) se alinham. Quando o Sol, a Terra e a Lua formam uma syzygy, experimentamos uma lua cheia ou nova, dependendo se a Lua está entre o Sol e a Terra ou a Terra está entre o Sol e a Lua.

DE ONDE VEIO O TERMO “SUPERLUA”?

Embora tenha sido notícia nos últimos anos, “superlua” não é um termo astronômico oficial. Na verdade, isso nem existia até o astrólogo Richard Nolle cunhá-lo em 1979!

Na época, Nolle definiu uma superlua como “uma lua nova ou cheia que ocorre com a Lua perto ou perto (dentro de 90%) de sua aproximação mais próxima da Terra em uma determinada órbita”. 

Essa definição é o que a maioria das pessoas passa hoje, embora tendamos a prestar atenção apenas às superluas da lua cheia, pois são muito mais interessantes de se olhar!

UMA SUPERLUA REALMENTE É MAIOR?

Dado que uma lua cheia em superlua está mais próxima da Terra do que uma lua cheia normal, ela parece maior – cerca de 7% maior, tecnicamente falando. 

Isso significa que a diferença entre uma lua cheia no perigeu e uma lua cheia no apogeu pode ser de até 14%, o que é significativo.

Aqui está o fato principal, no entanto: a menos que você tenha conseguido comparar uma lua cheia normal e uma superlua lado a lado no céu.

É quase impossível perceber uma diferença de 7% no tamanho da lua.

Mesmo se você pudesse, de alguma forma, colocar a maior lua possível do ano (a lua cheia de perigeu) ao lado da menor (lua cheia de apogeu) no céu, você mal perceberia a diferença. E isso é com as luas extremas absolutas!

A conclusão é que é difícil perceber realmente alguma diferença no tamanho da Lua de um mês para o outro, ou de uma noite para a outra.

Então não tenha esperanças de ver uma Lua gigantesca por aí.

A ILUSÃO DA LUA

Ok, se você quiser ser garantido de ver um enorme, VISTA Lua, é fácil … Basta observar a Lua quando está nascendo ou se pondo!

Uma Lua perto do horizonte sempre parecerá enorme, graças a um fenômeno conhecido chamado ilusão da Lua. Esse fenômeno faz nossas mentes exagerarem o tamanho dos objetos próximos ao horizonte.

Tente! Se você quer uma superlua realmente enorme, pode adquiri-la a qualquer noite!

Referência – Almanac